Os principais desafios de um síndico vai além de boas práticas de convivência, esse profissional é responsável por manter a ordem de todo o condomínio representando os interesses dos moradores.
A gestão de um condomínio atualmente é uma função cada vez mais desafiadora e os gestores precisam adquirir habilidades práticas para lidar com questões ligadas à legislação condominial.
Por isso, independente de ser um síndico profissional ou um síndico morador, ter conhecimentos básicos nas mais diferentes áreas que envolvem sua atuação é primordial para promover uma boa gestão. A escolha vai de acordo com a necessidade dos moradores.
A diferença entre os dois é basicamente o fato do síndico profissional ter estudado e se especializado para a função, podendo atuar em um ou mais condomínios e o síndico morador ter as habilidades necessárias e morar no condomínio.
A seguir veremos os três temas que mais impactam os síndicos:
GESTÃO FINANCEIRA
Um dos principais desafios dos síndicos está na gestão financeira. Nela o profissional fica responsável por toda a parte de custos do condomínio, são exemplos deles:
- A redução e revisão desnecessárias de custos
- Pagamento de profissionais
- Contratações
- Mediações de conflitos
- Contas de consumo
- Manutenções preventivas, entre outros.
É imprescindível que o síndico tenha uma gestão bem planejada para que os compromissos do condomínio não sejam prejudicados. Um exemplo do que pode acontecer é a inadimplência dos moradores, isso é algo que impacta diretamente no bom funcionamento da gestão como um todo.
Uma dica é sempre manter uma planilha de gastos atualizadas com todos os documentos e comprovantes dos custos, seja ela semanal ou mensal para que possa prever despesas futuras e eliminar as atuais.
Além de ficar organizado para a prestação de contas aos moradores que segundo a lei deve acontecer pelo menos, uma vez ao ano. Durante essa prestação de contas ele deve apresentar todas as movimentações financeiras realizadas durante a sua gestão.
SEGURANÇA CONDOMINIAL
Segundo o código civil a segurança condominial é de responsabilidade do síndico. Logo, é um desafio enfrentado constantemente e alternativas que minimizem esses riscos são indispensáveis. Pois o aumento de violências e da insegurança é constante.
Isso também significa que, se o síndico não cumprir com seus deveres ou causar algum tipo de dano à gestão do edifício, ele poderá responder criminalmente.
Alguns meios que ajudam na segurança são por meio de equipamentos de segurança e profissionais e a contratação de um seguro, por exemplo.
MANUTENÇÃO DO CONDOMÍNIO
Outro fator importante é a manutenção do condomínio é por meio dele que é determinado a valorização ou a desvalorização dos mesmos, segurança patrimonial e dos condôminos.
Além de zelar pela conservação de todos os equipamentos, instalações elétricas, hidráulicas, de incêndio, elevadores, piscinas, caixas d’água e demais para que durem o tempo correto.
É uma função que demanda bastante atenção já que a presença dos condôminos é constante durante as manutenções.
Além dos principais desafios acabam se agregando também; mediação de conflitos, condômino antissocial, atender demandas diversas de moradores entre outros.
Se interessou por nossas dicas de gestão condominial, contrate os serviços da Fortville e não tenha mais preocupações. Entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas.